Institucional

VALE DO RIBEIRA
É uma região localizada no Sul do Estado de São Paulo e no leste do estado do Paraná. Recebe esse nome em função da bacia hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape e Complexo Estuarino Lagunar de Iguape, Cananéia e Paranaguá.
Abriga 61% da Mata Atlântica remanescente no Brasil, 150.000 hectares de restinga e 17.000 de manguezais. E 1999, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura declarou a região, PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE.
O Vale do Ribeira abriga a maior porção de Mata Atlântica do Brasil.
Registro é conhecido como a "Capital do Vale do Ribeira" devido à diversidade cultural, econômica. Representa o Marco da Colonização japonesa no Estado de São Paulo porque teria sido a primeira localidade a receber imigrantes japoneses interessados em investir em produção própria no Estado de São Paulo. Convêm salientar que os primeiros colonos se estabeleceram em Iguape, posteriormente em Sete Barras e Juquiá.
O conjunto arquitetônico K.K.K.K. (Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha) foi construído entre 1913 e 1918, composto por 4 armazéns com mais de 2 mil metros quadrados com instalações de engenho de beneficiamento de arroz. Devido à sua importância histórica e arquitetônica, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Turístico do Estado de SP (Condephaat) tombou o prédio em 1987. Após a restauração em 1999, o K.K.K.K. se tornou o centro de irradiador de cultura para toda a região do Vale do Ribeira abrigando o museu da Imigração japonesa e o museu da Mata Atlântica, além de ser palco de inúmeros eventos como exposições, palestras, cursos e seminários.

Fontes: WWW.ovaledoribeira.com.br
Wikipédia